Anawin - Os pobres de espírito (humildes)


Oi!

Há algum tempo, voltei a rezar com a pobreza e humildade e, por conta disso, quis compartilhar um pouco do tema com vocês.
No site do prof. Felipe Aquino, temos a definição de anawin:

O pobre para Jesus era o “anawin” do hebraico, conforme o original, que quer dizer “aquele que se curva”, isto é, o pobre de espírito, o humilde, aquele que depende de Deus, seja rico ou pobre materialmente.
 
Vamos conhecer um pouco mais sobre a pobreza de espírito?

O mundo muitas vezes nos incentiva a condutas que nem sempre são saudáveis para nós. A soberba, o orgulho, a ganância, constantemente nos impelem a focar em algo que não nos preenche, não traz alegria. Lembrando de santo Agostinho, ressalto que muitos de nós, se não todos nós, já buscamos a felicidade fora, em possuir algo, em ter certo cargo, em comer em determinado restaurante, comprar determinada roupa. Pelo contrário, centramos nossas atenções em nosso próprio umbigo, em ter e poder sempre mais e mais, mas será que isso vale a pena? Basta observar o quanto as pessoas estão infelizes e egoístas, pra perceber que algo não vai bem. 

Somos 'ensinados' a não demonstrar fraquezas, a ser sempre os melhores, a querer sempre mais. Buscar uma melhor qualidade de vida não é um problema em si, mas devemos prestar atenção nas motivações por trás disso. Essa postura de não demonstrar fraqueza e, muitas vezes o que leva pessoas à depressão, a auto mutilação, ao suicídio, aos crimes. Veja bem, desde a criação percebeu-se que não é interessante que o homem esteja só. Então por que raios teimamos em insistir nisso? Sei que esse mesmo egoísmo e fechamento em si, podem ser por decepções, bullyings e etc, mas afirmo com toda convicção que existem relações que nos ferem e também tem a que nos curam, que contribuem para que nossas feridas cicatrizem.
A humildade incomoda. Sabe por que? Ela é poderosa! Nos aproxima de Deus e dos nossos irmãos em Cristo. Ela é capaz de potencializar o melhor do ser humano! Como o mundo seria diferente se ao invés de humilhar, julgar e fofocar, estendêssemos aos que precisam de nós. Nessa corrente de amor, nossas próprias feridas e mágoas são curadas. O nosso ser é preenchido de amor e amor contagia!
A Palavra é bem claro e está aí para nos ensinar:
"6.Deus, porém, dá uma graça ainda mais abundante. Por isso, ele diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes (Pr 3,34). 7.Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós. 8.Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Lavai as mãos, pecadores, e purificai os vossos corações, ó homens de dupla atitude. 9.Reconhecei a vossa miséria, afligi-vos e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza. 10.Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. 11.Meus irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de seu irmão, ou o julga, fala mal da Lei e julga a Lei. E se julgas a Lei, já não és observador da Lei, mas seu juiz. 12.Não há mais que um legislador e um juiz: aquele que pode salvar e perder. Mas quem és tu, que julgas o teu próximo?"
São Tiago 4 , 6-12 - Bíblia Católica Online
Estamos em um tempo de incentivo a essas auto avaliações e à conversão do nosso coração. É tempo de inclinar-se e reconhecer que Deus é Deus e nós somos sua criação amada. Precisamos parar com isso de querermos ocupar o lugar de Deus. Tenhamos a honestidade de reconhecer nossas misérias e que apesar delas Deus pode fazer obras inimagináveis por meio de nós, não por mérito nosso, mas por sua graça e misericórdia. 
É tempo de arrependermos-nos de todas as vezes que prejudicamos o outro por meio de fofocas, por meio de julgamentos, por meio da humilhação e orgulho. Quantas vezes nos achamos superiores ao outro, mais dignos, melhores? Quantas vezes subjugamos? Quantas vezes demonstramos indiferença ou mesmo escarnecemos da dor do outro? Quantas vezes vimos o outro sofrer e nem sequer o olhamos ou paramos para saber o porque ou como poderíamos ajudar? 
Façamos agora o exercício contrário. Talvez nem precisemos nos colocar no lugar do outro, mas revisitar a nossa vida e pensar nas vezes que nos sentimos diminuídos, incapazes, humilhados, indignos, feridos, alvos de fofocas maldosas, de intrigas, de malediências... Doi não é?! 
Por Cristo, Deus nos fez seus filhos. Não fomos criados para isso! Fomos criados para o amor, para a alegria, para o perdão, para a fraternidade, para a misericódia! Fomos criados com um potencial enorme de crescimento, mas se não temos a humildade de reconhecer nossa pequenez, esse potencial é desperdiçado, nossa potência está em seguir os ensinamentos da Palavra. 
A Carta de São Paulo aos Romanos também vem nos instruir que:
Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
Romanos 12:3
E temos muitos outros exemplos da importância da nossa pobreza de espírito:
e disse: "Eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.
Mateus 18:3-4
Essa humildade, fortalece em nós o espírito de fraternidade, de cooperação. E nisso, reconhecemos que não somos auto suficientes, mas que cada um com seus dons pode contribuir por um mundo melhor. Fomos criados para ser dons na vida dos outros e fazê-los perceber que são dons também!
Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Efésios 4:2
Sendo bem sincera, todos temos nossos graus de insuportabilidade. Se não formos pacientes e misericordiosos com os outros, como queremos que eles sejam conosco?
Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Colossenses 3:12
Esse é o desejo do nosso Pai, de sermos assim como Ele. De sermos aquilo para o qual nos criou e, para isso precisamos amadurecer e tirar os olhos dos nossos umbigos. 
Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Romanos 12:16
Nunca sabemos o dia de amanhã. Necessitamos uns dos outros, para nos fortalecer, assim como as ovelhas precisam andar juntinhas para sobreviver, nós também precisamos uns dos outros. Não há ninguém melhor do que ninguém.
O orgulho do homem o humilha,
mas o de espírito humilde obtém honra.
Provérbios 29:23
Nada como uma consciência limpa, de saber que buscamos a justiça e o amor de forma pura.
Só retomando o inicio e intenção do texto:
Anawin é uma palavra hebraica, muitas vezes encontrada na Bíblia. Significa os pobres de Deus. Como você pode observar, anawin é uma palavra que está no plural. Os pobres são aqueles desprovidos de bens materiais, que experimentam o sofrimento e a injustiça por causa da sua condição de pequenez, fragilidade e dependência. Mas anawin são, principalmente, aqueles que depositam a sua confiança em Deus e, por isso, são a Ele fiéis, de modo a buscarem, em tudo, a vontade do Senhor. Jesus e Maria foram perfeitos anawin, assim como os santos da Igreja. Nós, os cristãos, também somos chamados a ser verdadeiros anawin, conforme os ensinamentos do Evangelho
Basta observarmos ao lado de quem Jesus costumava ficar, daqueles que geralmente era desprezados, que ninguém dava nada por eles. Só para encerrar, gostaria de expor uma constatação à qual cheguei. Os anawins são pessoas extremamente livres e gratas, pois reconhecem que tudo é graça, não se prendendo à coisas materiais, mas exaltando a beleza de ser pequeno e extremamente amado por Deus.

Acho que já peguei pesado demais com esse post e, por isso vou encerrar. Deixando algumas sugestões de oração e música para pensar no tema:
Ladainha da Humildade -> http://www.montfort.org.br/bra/oracoes/ladainhas/humildade/






Fontes:
https://cleofas.com.br/anawin-o-que-e/
https://cleofas.com.br/por-que-e-importante-ser-humilde-e-obediente/
https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/anawin/11427/
https://www.youtube.com/watch?v=Hl65rTzOXJc

Comentários