Pensando na Via Sacra com o Papa Francisco 2021 - Parte 1 (Estação I a VII)

Olá!

Para quem não teve a oportunidade de assistir ao vivo a Via Sacra deste ano de 2021 com o papa Francisco, posso dizer que foi de grande simplicidade e pureza, com crianças. Talvez precise de mais de um post para isso, mas pretendo trazer o texto de cada uma das estações, com pequenos comentários de cada uma. O texto foi retirado do Vatican News. 

I ESTAÇÃO - Pôncio Pilatos condena Jesus à morte

De novo Pilatos dirigiu-lhes a palavra, querendo libertar Jesus. Mas eles gritavam: «Crucifica-O! Crucifica-O!» (…) Então, Pilatos decidiu que se fizesse o que eles pediam. Libertou o que fora preso por sedição e homicídio (…), e entregou-lhes Jesus para o que eles queriam (Lc 23, 20-21.24-25).

Meditação

Quando andava na escola primária, Marcos, uma criança da minha classe, foi acusado de ter roubado o lanche do seu companheiro de carteira. Eu sabia que não era verdade, mas calei-me; não era um problema meu! Além disso todos apontavam para ele como sendo o culpado. Porque deveria eu intervir?
Sempre que penso naquilo, ainda tenho vergonha, sinto pesar por aquela minha ação. Poderia ter ajudado aquele meu amigo, dizer a verdade e ajudar a fazer justiça; mas, em vez disso, comportei-me como Pilatos e preferi fazer de conta que não era nada. Escolhi o caminho mais cómodo e lavei as minhas mãos do caso. Hoje, estou muito arrependido: quereria ter tido um pouco mais de coragem, seguir o meu coração e ajudar o meu amigo em dificuldade.
Às vezes só escutamos a voz de quem faz e quer o mal, enquanto a justiça é um caminho íngreme, com obstáculos e dificuldades; mas temos Jesus ao nosso lado, pronto a apoiar-nos e ajudar-nos.

Oração das crianças

Jesus, dai-me um coração simples e sincero! Assim terei coragem e força, mesmo nas dificuldades, para caminhar na vossa justiça: «Ainda que atravesse vales tenebrosos, de nenhum mal terei medo, porque Vós estais comigo» (Sal 23, 4).

Oremos!

Senhor, Pai bom,
infundi em nós o vosso Santo Espírito
e dai-nos a vossa fortaleza,
pois só assim teremos a coragem
de testemunhar a vossa verdade,
que é caminho de justiça e reconciliação.
Por Cristo Senhor nosso. Amen.

----

Vivemos tempos difíceis e cada vez mais querem implantar em nome de supostos "direitos humanos" e pela "liberdade", uma nova cultura onde tudo é permitido, menos pensar diferente do que se defende, pois logo é taxado como radical, intolerante, racista. O mundo seria bem melhor se a defesa fosse em favor do ser humano, filho de Deus, e não por raças, religiões, classes sociais, opiniões políticas. 
Quantas vezes presenciamos injustiças e nos omitimos, por medo do julgamento? E as marcas da injustiça em quem a sofreu? Antes de cobrar justiça, devemos ser os primeiros a buscar vivê-la no cotidiano, peçamos a Deus essa coragem.

----
II ESTAÇÃO - Jesus carrega a cruz

Entretanto, os que guardavam Jesus troçavam d’Ele e maltratavam-No. Cobriam-Lhe o rosto e perguntavam-Lhe: «Adivinha! Quem Te bateu?» E proferiam muitos outros insultos contra Ele (Lc 22, 63-65).

Meditação

Na escola, estávamos a ler, alternadamente, o livro A Gaivotazinha e o Gato. Quando chegou a vez de Martinha, ela começou a baralhar as letras umas com as outras e, assim, as frases perderam o sentido. Sucedia palavra após palavra… Comecei a rir e, comigo, todos os outros. Ainda me lembro de Martinha com o rosto todo rosado, a voz embargada e os olhos cheios de lágrimas.
Talvez não fosse nossa intenção ridicularizá-la, mas quanta angústia lhe provocamos com aquelas nossas risadas!
A perseguição não é uma longínqua recordação de há dois mil anos: às vezes, algumas das nossas ações podem condenar, ferir e pisar um irmão ou uma irmã.
Às vezes poderemos ter provado até um certo prazer em fazer sofrer alguém, porque por trás daqueles sofrimentos disfarçamos os nossos próprios constrangimentos.
Jesus ensinou-nos a amar e, no seu amor, encontra-se a resposta a todos os sofrimentos. Devemos estar dispostos a tudo para não fazer mal aos outros, ou melhor, para lhes fazer bem.

Oração das crianças

Jesus, nada poderá separar-nos do vosso amor. Tornai-nos capazes de amar os nossos irmãos e irmãs menos afortunados.

Oremos!

Senhor, Pai bom, que nos enviastes Jesus,
obediente até à morte,
dai-nos a força do vosso amor
para tomarmos corajosamente a nossa cruz.
Dai-nos a vossa esperança e saberemos reconhecer-Vos
mesmo nos momentos mais escuros da nossa vida.
Por Cristo Senhor nosso. Amen.

----
É tão simples, basta amar! Sabe, aquela coisa de não fazer ao outro o que não queremos para nós, mas aí é que vemos o quando a humanidade está ferida e deturpada. Como muitos não têm referencial de amor em casa, crescem buscando-o no mundo. Ah, se todos soubessem o quanto Deus, nosso Criador e Pai nos ama!
----
III ESTAÇÃO - Jesus cai pela primeira vez

Ele tomou sobre Si as nossas doenças,
carregou as nossas dores.
Nós O reputávamos como um leproso,
ferido por Deus e humilhado.
Mas foi ferido por causa dos nossos crimes,
esmagado por causa das nossas iniquidades (Is 53, 4-5).

Meditação

No quinto ano de escolaridade, era o melhor em matemática, terminava as provas em poucos minutos e só conhecia um resultado: «Ótimo».
Quando li, pela primeira vez, «Insuficiente», vi-me como uma nulidade, senti o peso dum falimento inesperado, estava sozinho e ninguém me confortou.
Mas aquele momento fez-me crescer: em casa, os pais confortaram-me e fizeram-me sentir o seu amor; reanimei-me e continuei a empenhar-me no estudo.
Hoje, sei que todos os dias vacilamos e podemos cair, mas, ali, está sempre Jesus a estender-nos a mão, carregar o peso das nossas cruzes e reacender em nós a esperança.

Oração das crianças

Jesus, caístes sob a grande cruz que carregáveis. Também eu caio muitas vezes e magoo-me. Guardai-me no meu caminho e dai-me força para carregar os meus pesos juntamente convosco.

Oremos!

Senhor, sobre Vós tomastes os nossos sofrimentos
e os compartilhastes até ao patíbulo que esmaga e humilha.
Não nos abandoneis sob o peso das nossas cruzes,
que às vezes nos parecem demasiado pesadas.
Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amen.

---
Quantas vezes caímos, erramos, nos frustramos? Não dá nem pra contar né? E muitos nem têm alguém que acredite neles, de tanto sofrimento que carregam na vida. Podemos, guiados pelo Espírito Santo, a ser não os que julgam, mas os que ensinam com firmeza e amor. 
---
IV ESTAÇÃO - Jesus encontra a sua Mãe

Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-Lhe: «Não têm vinho!» Jesus respondeu-lhe: Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora». Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!» (Jo 2, 3-5).

Meditação

Quando penso na minha mãe, vejo o seu rosto gentil, sinto o calor dos seus abraços e dou-me conta de todo o seu amor por mim.
Ela acompanha-me para todo o lado, aos treinos de futebol, ao curso de inglês e à catequese na manhã de domingo.
À noite, mesmo que esteja cansada, ajuda-me enquanto faço os deveres de casa; e quando de noite tenho pesadelos, coloca-se ao meu lado, tranquiliza-me e espera que eu adormeça novamente.
Se tenho um problema, uma dúvida ou simplesmente algum pensamento estranho, ela está sempre, com o seu sorriso, disponível para me escutar.
E, nos piores momentos, não preciso sequer de falar, basta um olhar, ela entende imediatamente e ajuda-me a superar todo o sofrimento.

Oração das crianças

Jesus, tornai-nos capazes de nos deixar abraçar por Maria, nossa mãe do Céu.

Oremos!

Senhor, Pai bom,
concedei-nos encontrar o olhar carinhoso de Maria,
de modo que cada um de nós,
livre da própria solidão interior,
possa descansar no abraço materno d’Aquela
que, em Jesus, abraçou e amou todo o ser humano.
Ele vive e reina pelos séculos dos séculos. Amen.
---
Novamente venho falar das ideologias que querem mudar culturalmente a nossa forma de pensar. Em nome de uma liberdade de escolher pela libertinagem e irresponsabilidade, mulheres estão lutando pelo aborto. Não vejo que direito humano é esse que desumanamente não luta pela vida vida inocente. Quando o que precisava era de maturidade, responsabilidade, respeito, principalmente amor. Se de fato soubessem o valor da vida, o valor do sangue de Cristo, não o fariam. O amor cura tudo! O egoísmo e a indiferença têm minado o amor, o cuidado com o outro. 
---
V ESTAÇÃO - O Cireneu ajuda Jesus a levar a cruz

Quando O iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus (Lc 23, 26).

Meditação

Durante o verão, brincava com os amigos do bairro no parque em frente de casa. Desde há alguns meses, temos novos vizinhos com um filho da minha idade. Ele, porém, não brincava connosco, nem sequer compreendia bem a nossa língua. Um dia notara que estava a observar-nos de longe, queria brincar connosco, mas não tinha a coragem de pedir. Aproximei-me, apresentamo-nos e convidei-o a jogar futebol connosco. Desde então Walid é um dos meus melhores amigos, além de guarda-redes da nossa equipa.
Ao olharmos de longe uma pessoa, primeiro notamos a silhueta, depois compreendemos se é homem ou mulher e, aos poucos, individuamos os detalhes do seu rosto, mas só quando a reconhecemos como irmão, como irmã, é que estamos a abrir o nosso coração a Jesus.

Oração das crianças

Jesus, fazei-me acolher com amor todos os irmãos sozinhos e marginalizados que encontrar no meu caminho

Oremos!

Senhor, tornai-nos capazes de Vos reconhecer nos últimos
que encontramos ao longo do nosso caminho;
dai-nos a coragem e a felicidade
de dar de comer a quem tem fome,
beber a quem tem sede, acolher quem é estrangeiro,
vestir os nus e cuidar de quem está doente,
de Vos encontrar e acolher em cada irmão e em cada irmã.
Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amen.

---
Tenhamos um coração aberto para as necessidades de quem está ao nosso redor e, não precisa necessariamente ser coisas materiais, mas às vezes um olhar, uma palavra de encorajamento, podem mudar um dia ou uma vida. Nunca sabemos as lutas e sofrimentos de quem está diante de nós, sejamos acolhedores e amáveis.
---
VI ESTAÇÃO - Uma mulher limpa o rosto de Jesus

Os justos vão responder [ao Rei]: «Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, peregrino ou nu, doente ou na prisão?» E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: «Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes» (cf. Mt 25, 37-40).

Meditação

Naquele dia, deveria disputar o jogo mais importante do campeonato, era uma oportunidade para demonstrar todas as minhas capacidades. Nos balneários, sentia-me agitado e com medo, mas, ao entrar em campo, entre os espetadores vi Marcos, o meu melhor amigo que, apesar de não gostar de futebol, tinha vindo para me apoiar. Era a primeira vez que vinha ver-me jogar e, infelizmente, perdemos.
Enquanto tomava banho, estava triste e desanimado, mas, ao sair dos balneários, encontrei o meu amigo: esperava-me com uma laranjada na mão. Passamos algum tempo juntos e, assim, aquela hora e aquela laranjada tornaram tudo mais suportável, a derrota sofrida tornou-se uma recordação menos amarga.
Um encontro, um olhar, um gesto… podem mudar o nosso dia e encher o nosso coração. No rosto sofredor dum amigo ou mesmo dum estranho, está o rosto de Jesus, que passa pelo meu próprio caminho... Terei a coragem de me aproximar?

Oração das crianças

Jesus, fazei que o vosso olhar se cruze com o meu nos momentos de dificuldade, para poder encontrar conforto no vosso amor.

Oremos!

Senhor, fazei que a luz do vosso Rosto,
cheio de misericórdia,
suavize as feridas do abandono e do pecado que nos afligem.
Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amen.
---
Se vivêssemos equilibrando o cuidado conosco e o serviço ao outro, a vida fluiria de uma forma bem melhor. Por vezes alguns transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade, são frutos desse equilíbrio. Muitas vidas poderiam mudar simplesmente pelo ato de sair de si para servir o outro, desinteressadamente, contudo apesar de adultos muitos não têm a maturidade emocional. 
---
VII ESTAÇÃO - Jesus cai pela segunda vez

Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se encontrou engano (…); subindo ao madeiro, Ele levou os nossos pecados no seu corpo, para que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça (1 Ped 2, 22.24).

Meditação

No quarto ano da Primária, queria a todo o custo fazer de protagonista na representação escolástica de fim de ano. Esforcei-me ao máximo para obter o papel, repeti as frases várias vezes diante do espelho, mas a professora decidiu dar o papel ao João. Tratava-se duma criança que estava sempre sozinha.
Naquele momento, senti-me humilhado e zangado comigo mesmo, com a professora e com o João. A representação foi um sucesso; desde então, o João abriu-se mais com toda a classe.
A minha desilusão serviu para ajudar outra pessoa, a escolha da professora deu uma oportunidade a quem tinha verdadeiramente necessidade.

Oração das crianças

Jesus, fazei-me instrumento do vosso amor; fazei-me ouvir o grito dolorido de quem se encontra em dificuldade, para o poder consolar.

Oremos!

Senhor, caístes por terra como outro homem qualquer.
Dai-nos força para nos levantarmos de novo
quando já não tivermos sequer desejo de o fazer.
Aumentai em nós a certeza
de que, no cansaço e no desalento,
podemos sempre recomeçar a caminhar convosco ao nosso lado.
Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amen.
---
Mais uma vez venho bater na tecla, precisamos descongelar o nosso coração de gelo, de indiferença, e nos voltar ao sofrimento que nos cerca, claro, também nos cuidando. Quando cuidamos dos prediletos de Deus, Ele cuida dos nossos. 


Vou continuar a via sacra no post seguinte, para não ficar muito grande. 
Para quem quiser assistir, o video é esse abaixo. Vale a pena. 


Fonte: http://www.vatican.va/news_services/liturgy/2021/documents/ns_lit_doc_20210402_via-crucis-meditazioni_po.html


Comentários