Pensando na Via Sacra com o Papa Francisco 2021 - Parte 2 (Estação VIII a XIV)

Olá!

Para quem não teve a oportunidade de assistir ao vivo a Via Sacra deste ano de 2021 com o papa Francisco, posso dizer que foi de grande simplicidade e pureza, com crianças. Talvez precise de mais de um post para isso, mas pretendo trazer o texto de cada uma das estações, com pequenos comentários de cada uma. O texto foi retirado do Vatican News. Post de continuação das Estações, pois ficaria muito longo tudo em um só.
VIII ESTAÇÃO - Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: «Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos» (Lc 23, 27-28).

Meditação


Meu irmão e eu, passamos a tarde toda entretidos nos videojogos. Ao entardecer, a mãe perguntou-nos se tínhamos feito os deveres de casa. Os dois respondemos: «Claro, mãe!» Fui imediatamente para o quarto e comecei a fazê-los, enquanto o meu irmão se pôs a ver a televisão no sofá.
No dia seguinte, ele não foi à escola, fingindo uma terrível dor de barriga.
Quando regressei a casa, fui ao quarto dele e conversamos sobre o sucedido: tínhamos errado ao mentir à mãe e, ele, ao fingir uma dor de barriga.
Propus-lhe fazermos imediatamente os deveres de casa, e ajudei-o até a recuperar os do dia anterior. Uma vez concluídos, passamos o resto da tarde a jogar.
Corrigir um irmão é um gesto difícil, mas necessário; exige coragem, simplicidade e delicadeza.

Oração das crianças

Jesus, que enchestes o nosso coração de mansidão e sensibilidade, tornai-nos capazes de guardar os nossos irmãos mais pequenos.

Oremos!

Senhor, Pai bom,
tornai-nos testemunhas credíveis da vossa misericórdia;
fazei que as nossas palavras e ações
sejam sempre um gesto sincero e gratuito de caridade
para com o irmão.
Por Cristo Senhor nosso. Amen.
---
Falta-nos humildade e paciência tantas vezes e, com isso causamos chagas no coração dos irmãos. Busquemos ser mais delicados no trato, com paciência e mansidão, corrigindo como gostaríamos de o ser. 
---
IX ESTAÇÃO - Jesus cai pela terceira vez

[Jesus disse:] «Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna» (Jo 12, 24-25).

Meditação

No último ano, não voltamos a visitar os nossos avós com a família; os meus pais dizem que é perigoso, poderíamos fazê-los adoecer de covid. Sinto falta deles!
Tal como sinto falta das amigas de voleibol e do escutismo.
Muitas vezes sinto-me sozinha.
A escola também está fechada; antes, por vezes ia de má vontade, mas agora tudo o que mais desejo é voltar à escola para rever os companheiros e as professoras.
Por vezes a tristeza da solidão torna-se insuportável, sentimo-nos «abandonados» por todos, incapazes de continuar a sorrir. Como Jesus, encontramo-nos estendidos por terra.

Oração das crianças

Jesus, luz eterna, resplandecei – Vo-lo peço – quando me perder em pensamentos mais sombrios, afastando-me de Vós.

Oremos!

Senhor, que subistes ao Calvário como cordeiro sacrificial,
iluminai-nos nesta noite escura,
para não nos extraviarmos neste período difícil.
Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amen.
---
Enfrentamos uma pandemia que tem levado muitas vidas, devastando famílias. Não é mais tempo de ficar com orgulho bobo, de briga, de medo de dizer que ama, pois não sabemos até quando teremos as pessoas que amamos ao nosso redor. Aproveitemos para amar, pedir perdão e perdoar. 
---
X ESTAÇÃO - Jesus é despojado das suas vestes

[Os soldados] crucificaram-No e repartiram entre si as suas vestes, tirando-as à sorte, para ver o que cabia a cada um. (…) Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Repartiram entre eles as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes (Mc 15, 24; Jo 19, 24b).

Meditação


Nas prateleiras do meu quarto, tinha muitíssimas bonecas, cada uma delas diferente. A cada aniversário, recebia de presente uma nova e gostava muito de todas as minhas amiguinhas.
No domingo, durante os avisos no fim da Missa, o pároco falou sobre uma recolha de brinquedos para as crianças refugiadas do Kosovo.
Regressada a casa, olhava para as minhas bonecas e pensava: «Será que preciso mesmo delas?»
Com tristeza, escolhi algumas, as mais velhas, aquelas a que me sentia menos afeiçoada. Preparei a caixa para, no domingo seguinte, deixá-las na igreja.
À noite, porém, tinha a sensação de não ter feito o suficiente. Antes de ir dormir, a caixa estava cheia de bonecas e as prateleiras vazias.
Desfazer-se do supérfluo deixa a alma mais leve e liberta-nos dos egoísmos.
Torna-nos mais felizes dar do que receber.


Oração das crianças

Jesus, velai sobre o meu coração, tornai-o livre da escravidão dos bens materiais. Ajudai-me a dar não só o supérfluo, mas também algo de necessário.

Oremos!

Senhor, Pai bom, preenchei as nossas distâncias,
tornai-nos generosos em partilhar com os irmãos
os dons da vossa providência.
Por Cristo Senhor nosso. Amen.
---
Dois posts atrás falei sobre o filme Mulher Maravilha 1984 e na minha observação sobre o filme, falei do quando o egoísmo que muitas vezes se manifesta na busca pelo poder, o prazer e o ter só espalham a infelicidade na humanidade. O que de fato importa é o nosso SER, a concretização daquilo que Deus planejou para nós, a prática das virtudes. 
---
XI ESTAÇÃO - Jesus é pregado na cruz

O povo permanecia ali, a observar; e os chefes zombavam, dizendo: «Salvou os outros; salve-Se a Si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito». Os soldados também troçavam d’Ele. Aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam: «Se és o rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo!» (Lc 23, 35-37).

Meditação

No dia de Natal, fomos com os escuteiros a Roma, às Irmãs Missionárias da Caridade, para servir o almoço aos necessitados, renunciando ao dia de festa em família.
À ida no comboio, pensava em todas as coisas que teria perdido: os rissóis feitos à mão pela avó Maria, o jogo da lotaria, o panetone, as prendas trocadas à lareira...
No regresso, pensava no rosto das pessoas que servira, nos seus sorrisos e nas suas histórias... A ideia de ter levado àquelas pessoas um momento de serenidade tornara aquele Natal inesquecível.
Oferecer-se a si mesmo e o próprio serviço por amor é o ensinamento que Jesus nos dá na cruz.

Oração das crianças

Jesus, livrai-nos do nosso orgulho e preconceitos; fazei que o nosso coração esteja aberto aos outros.

Oremos!

Senhor, dai-nos a graça
de não ficar cravados nos nossos pecados,
mas ajudai-nos a ver em cada uma das nossas fraquezas
uma nova possibilidade
para fazer transparecer o poder da vossa Cruz,
que dá vida e esperança.
Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amen.
---
O serviço dá um significado à vida, dá sentido. Saímos do mundinho do nosso umbigo e deixamos nossa contribuição. Não há quem não possa fazer nada de bom para o outro, e faz tão bem!
---
XII ESTAÇÃO - Jesus morre na cruz

Por volta do meio-dia, as trevas cobriram toda a região até às três horas da tarde. O Sol tinha-se eclipsado e o véu do templo rasgou-se ao meio. Dando um forte grito, Jesus exclamou: «Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito». Dito isto, expirou (Lc 23, 44-46).

Meditação

Há pouco tempo, depois de ter falado do assunto na escola, escrevi um artigo sobre as crianças vítimas da máfia. Pergunto-me: Como se podem realizar ações tão horríveis? É justo perdoar estas coisas? E eu… seria capaz de o fazer?
Ao morrer na cruz, Jesus deu a todos a salvação. Não veio chamar os justos, mas os pecadores que têm a humildade e a coragem de se converter.

Oração das crianças

Jesus, dai-nos a força de perdoar, Vós que dissestes: «Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão».

Oremos!

Senhor Jesus,
que morrestes na cruz por nós,
acolhei a nossa vida
de modo que se una à vossa
como oferta perene e definitiva.
Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amen.
---
Não cabe a nós julgar e condenar os outros, falar de suas vidas. O que nos cabe é amar, ensinar, perdoar, rezar por suas conversões. Deus é misericórdia! Não devemos esquecer disso. 
Vou aqui propor um exercício, de a cada vez que nos percebermos julgando e condenando alguém peçamos por sua conversão, mesmo que nos pareça impossível, peçamos a Deus por essas almas, não permitamos que nossas limitações humanas sejam barreira para a graça de Deus na vida de alguém. Topa? Bora experimentar?!
---
XIV ESTAÇÃO - O corpo de Jesus é depositado no sepulcro

José tomou o corpo, envolveu-o num lençol limpo e depositou-o num túmulo novo, que tinha mandado talhar na rocha. Depois rolou uma grande pedra contra a porta do túmulo e retirou-se (Mt 27, 59-60).

Meditação

Querido Jesus, chamo-me Sara, tenho doze anos e quero agradecer-Vos porque hoje me ensinastes a fazer o bem em nome do vosso amor.
Ensinastes-me a superar todos os sofrimentos, confiando-me a Vós; a amar o outro como meu irmão; a levantar-me depois das quedas; a servir os outros; a libertar-me dos preconceitos; a reconhecer o essencial e sobretudo a unir cada dia a minha vida à vossa.
Graças ao vosso gesto de amor infinito, hoje sei que a morte não é o fim de tudo.

Oração das crianças

Jesus, ajudai-nos a não abandonar as nossas orações quando sentimos o nosso coração pesado frente à pedra do vosso sepulcro.

Oremos!

Ó Senhor, Pai bom,
quando o percurso da vida nos mostra histórias difíceis,
dai-nos a esperança da Páscoa,
passagem da morte à ressurreição.
Por Cristo Senhor nosso. Amen.
---
É sobre esperançar, carregar a esperança de quem acompanha a vida, paixão, e ressureição de Cristo. Buscando, trazer pro concreto da vida essa esperança, ajudando a espalhá-la, por meio das nossas ações. Deus jamais nos desampara. Depois das trevas, o sol pode voltar a brilhar, pois junto do Senhor nunca estamos só. 

Fonte: http://www.vatican.va/news_services/liturgy/2021/documents/ns_lit_doc_20210402_via-crucis-meditazioni_po.html

Aqui se encerra essa Via Sacra riquíssima, mas que não fique nesse momento, sendo revisitada para reflexões e orações sempre que necessário for. 
Curtiu?! Ajuda a divulgar, comenta, participa comigo dessa construção. 
Deus vos abençoe e vos guarde!

Comentários