Aprendendo um pouco com Santa Faustina

Olá!

Esse é um mês de muitas comemorações na Igreja. Começou com o dia 1º, festa de santa Teresinha do Menino Jesus.Queria ter falado sobre ela aqui, mas não tive tempo, deixarei para fazer isso futuramente. No dia 2, dedicado ao anjo da guarda, esse nosso companheiro fiel. Também vale um post que ficarei devendo. No dia 4, dia de São Francisco de Assis, como postei ontem. E hoje é o dia no qual celebramos  dia da minha santa predileta, Santa Faustina.



Não ousaria 'esgotar' tudo o que Jesus nos fala por meio dessa que Ele instituiu como a secretária de sua misericórdia. Atribuo a minha 'cisma' com santa Faustina a inspiração do Espírito Santo. Do nada resolvi que queria ler o diário de santa Faustina e, o ganhei como presente de Crisma. É um desses livros que temos que ler várias vezes e que a cada nova vez, descobrimos mais riquezas, nos aprofundamos mais na misericórdia divina. Tenho certeza que graças a perseverança, fidelidade, confiança e obediência de Faustina muitas almas conheceram a misericórdia de Jesus e assim alcançaram a salvação. Seu diário é mais uma das belas cartas de amor que Deus nos envia.
Um dos fatos que mas me chamam a atenção é sua espiritualidade eucarística, que pode ser constatada nas 9 vezes encontra-se a palavra “Eucaristia”, 2 vezes “Sagrada Comunhão” e 159 vezes “Santa Comunhão”. Percebemos ao longo da leitura que é por meio da eucaristia que Faustina encontra sua força, que faz um experiência pessoal e muito especial com a misericórdia de Jesus, que fica cada vez mais íntima de Jesus, que é uma experiência de presença permanente de Deus, que por meio da eucaristia ela aumenta seu amor ao próximo, que percebe a dimensão mariana desse sacramento e percebe sua pequenez diante do amor, sacrifício e misericórdia de Deus. A eucaristia tinha tanta importância para ela que em determinado período, por questões de saúde, viu-se impossibilitada de comungar e Deus em seu profundo zelo enviou um anjo para entregá-la a Santa Comunhão.


Explicando um pouco do significado da imagem que o próprio Jesus orientou a ser pintada. Faustina não tinha talentos de pintura e enfrentou muitas dificuldades até conseguir que pintassem a imagem pedida por Jesus. Ela sofreu, chateou-se, mas continuou determinada em obedecer a vontade de Jesus, por saber o quanto seria importante. Mesmo assim, após a imagem pronta ela afirmava que ainda não era tal qual a visão de Cristo. Exemplo de humildade, de confiança, de coragem. Nos mostra que vale a pena doar a vida a Jesus.
Transcreverei aqui alguns trechos da fala de Jesus em conversa com Faustina.
"Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa imagem, que pintarás com o pincel, seja benta solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia. Desejo que os sacerdotes anunciem essa Minha grande misericórdia para com as almas pecadoras. Que o pecador não tenha medo de se aproximar de Mim."
“Prometo que a alma que venerar esta imagem não perecerá.
Prometo também, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e,
especialmente, na hora da morte.
Eu mesmo a defenderei como Minha própria glória” (Diário, 47).
“Ofereço aos homens um vaso,
com o qual devem vir buscar graças na fonte da misericórdia.
Esse vaso é a Imagem com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós” (Diário, 327)
“Por meio dessa Imagem concederei muitas graças às almas;
que toda alma tenha, por isso, acesso a ela” (Diário, 570).

“Os dois raios [na imagem] representam o Sangue e a Água: o raio pálido significa a Água que justifica as almas; o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas. Ambos os raios jorraram das entranhas da Minha misericórdia, quando na Cruz o Meu Coração agonizante foi aberto pela lança (...). Feliz aquele que viver à sua sombra, porque não será atingido pelo braço da justiça de Deus” (Diário, 299)

Vale ressaltar, que os dois rais também significam os sacramentos do batismo, da reconciliação e da comunhão.
Algumas curiosidades.
O chamado a vocação de Faustina se deu muito cedo, por volta dos 7 anos.
Ela não chegou nem a concluir a 3ª série e mesmo assim não só foi escolhida como secretária da misericórdia divina, como o fez dentre outras coisas escrevendo um diário.
O corpo dela é um desses mistérios divinos, o qual se mantem incorruptível.

Há muito o que falar e pouco tempo, logo, falarei mais da misericórdia de Deus com base no Diário de Santa Faustina, em futuras postagens. 


Deus os abençoe e Maria vos guarde!
Santa Faustina, rogai por nós!!

Comentários