A Bíblia: Palavras de Santidade. Sagradas Escrituras que são manifestação de Deus e da Igreja.

Graça e paz!!

Mais um texto do meu irmão de caminhada e colaborador, o André Luís. Ele serve na Missão da Obra Lumen na localidade de Pavuna (Pacatuba - Ceará), cujo paroquiano é nosso irmão de caminhada, o Padre Geilson. É uma missão voltada para a juventude da comunidade.
O texto desse post trata da temática abordada na missão no mês de setembro, A Bíblia: Palavras de Santidade. Sagradas Escrituras que são manifestação de Deus e da Igreja. É no mínimo curioso que alguns queiram conhecer mais a Trindade Santa sem, no entanto, conhecer a Palavra. Como pode?! Outros podem dizer que não leem, porque não sabem como ou não entendem, mas será que já buscaram orientação e tentaram? Ou será que é uma mera desculpa por preguiça? Só podemos conhecer algo ou alguém se nos aproximarmos. Não digo com isso, que é uma leitura fácil, pois estaria mentindo, contudo temos o Espírito Santo e a Igreja para nos orientar. E posso garantir com toda certeza que conhecer a Palavra é uma experiência de profunda riqueza, não só espiritual, mas pra vida mesmo. Pode soar como algo bobo, mas sempre acontece comigo e não deixo de me maravilhar com o fato de que com a mesma passagem, em momentos diferentes da vida, Deus pode nos mostrar coisas completamente diferentes.
Lembrando que antes de começar a ler é bom ter papel ou caderno e caneta ou lápis, para entrar na dinâmica da leitura e assim já abrir caminho para os frutos que poderão vir a partir dela. Aliás fica a sugestão de comprar um caderno para registrar os frutos das orações.
Segue o texto é do André.




Querido(a) e amado(a) jovem, a Paz e a Luz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Tudo bem? Na Paz? De boa na lagoa?


De acordo com o que foi meditado no Texto&Partilha do post anterior, a ação de Deus em meio a nós é muito real e concreta. Uma das manifestações disso, é a de que Ele chama o seu povo escolhido e gera Vocações. Esse termo “Vocação” vem do coração bondoso e misericordioso do Criador para com Sua Criação,​ sendo uma Resposta de Amor e de Confiança ao constante chamado que Deus nos faz todos os dias. Ele está batendo à porta, esperando que a gente abra e O convide para entrar. Só seremos completamente e verdadeiramente felizes quando, ao buscarmos a Santidade​, correspondermos à Vocação, fruto da Obra de Criação de Deus​. O Pai do Céu é tão perfeito, que, ao fazer o chamado especial a nós, não nega a nossa identidade e o nosso jeito de ser. Ele quer que sejamos felizes, onde Ele nos escolheu e nos enviou. Por isso, não se engane jovem, não existe a felicidade completa fora de Deus e da Sua Divina Vontade​. Nunca vamos encontrar fora de nós o que tanto procuramos, mas sim, encontraremos no mais profundo do nosso ser, como Santo Agostinho​ refletiu e concluiu.
Mas, muitas vezes, não sabemos como buscar mais perfeitamente essa Santidade que nos é oferecida. Poderia dizer que vivê-la e buscá-la, nos dias de hoje, chega a ser um ato heroico. Não somos heróis, mas podemos deixar o Grande Herói fazer tudo em nós e por nós. Existem muitas maneiras de chegarmos mais perto de Deus e de seguir Sua Vontade, e uma dessas maneiras é a Leitura das Sagradas Escrituras​. Deve-se ter em mente que o que está escrito é o que era pregado. A Palavra é anterior à escrita. O Antigo Testamento foi escrito durante aproximadamente mil anos, terminado por volta de dois séculos antes de Cristo. O Novo Testamento começou a ser escrito por volta do ano 50 depois de Cristo (duas décadas depois de sua pregação!) e só terminou por volta do ano 100. Muitos outros escritos haviam por esse tempo e que não entraram no conjunto do que conhecemos hoje como Bíblia. Assim, a Bíblia como a conhecemos é fruto da Igreja Católica, da Tradição Apostólica​. Ambas – Sagrada Escrita e Sagrada Tradição​ – estão a serviço da Palavra de Deus.
Além disso, a Bíblia não é um simples livro. Ela é uma biblioteca de 73 livros​. Eles são bem diferentes uns dos outros, têm os mais diversos estilos, foram escritos em épocas muito distantes e em situações muito diferentes. Imagine-se chegando a uma biblioteca e começando a ler o primeiro livro que encontrar na estante, passando para o segundo e assim por diante. Essa leitura não pode dar certo! Mesma ideia para as Sagradas Escrituras. É necessário um​ Plano de Leitura². No início, há muita coisa que não se entende, o que é muito natural. Não pare por causa disso, prossiga! À medida que se vai lendo, as coisas vão se esclarecendo. É uma regra de ouro: a Bíblia se explica por si mesma​. Por isso, é tão importante um Plano de Leitura. Assim, através de um melhor conhecimento das Sagradas Escrituras, é que podemos DESPERTAR para uma nova vida. Inclusive, vamos aproveitar, acolher e viver esse Novo Tempo (Despertar)​ que o Lumen vai propor para todos nós.

Motivados pelas Palavras de Nosso Senhor, te convido agora a fazer a sua Oração Pessoal. Vá para um lugar silencioso e tranquilo, e comece pedindo, de maneira muito simples, o Espírito Santo de Deus. Vá pedindo para que o próprio Espírito ilumine sua mente e te faça conhecer a mais Perfeita Vontade do Pai, especialmente, através da Bíblia. Peça também que Jesus lhe mostre por meio de Passagens como viver melhor cada momento da sua caminhada e da sua espiritualidade. Agora, utilize o seu caderno de orações e vá escrevendo algumas passagens que te chamam atenção e partilhando como elas se aplicam à sua vida e à sua caminhada com Deus e com a Igreja.
Após esse momento de escrita e de partilha, medite e responda o seguinte:

1) De que forma você tem se aproximado de Deus através da Leitura da Palavra de Deus ou do Evangelho diário?
2) O que você tem feito para conhecer melhor a Vontade de Deus através das Passagens Bíblicas?
3) Como você pode se aprofundar no estudo (Lectio Divina ou Leitura Orante) das Sagradas Escrituras, entendendo as mensagens que Deus quer transmitir através delas?

Dica da Graça 1: reze e reflita todos os dias com as Confissões de Santo Agostinho - “Tarde Te Amei”!
“​Tarde te amei! 
Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova! 
Tarde demais eu Te amei! 
Eis que estavas dentro, 
e eu, fora – e fora Te buscava, 
e me lançava, disforme e nada belo, 
perante a beleza 
de tudo e de todos que criaste. 
Estavas comigo, 
e eu não estava Contigo... 
Seguravam-me longe de Ti as coisas
que não existiriam senão em Ti. 
Chamaste, 
clamaste por mim 
e rompeste a minha surdez. 
Brilhaste, resplandeceste,
e a Tua Luz afugentou minha cegueira. 
Exalaste o Teu Perfume e,
respirando-o, 
suspirei por Ti, 
Te desejei. 
Eu Te provei, 
Te saboreei e, 
agora, tenho fome e sede de Ti. 
Tocaste-me e agora ardo em desejos por Tua Paz!”​

Dica da Graça 2: Além desse Texto&Partilha, leia também​ as referências e o ​Plano de Leitura² que estão nos links:
http://pt.aleteia.org/2013/09/03/biblia-palavra-de-deus-e-igreja/
http://pt.aleteia.org/2016/04/26/em-que-ordem-ler-a-biblia
http://pt.aleteia.org/2016/03/14/quem-dividiu-a-biblia-em-capitulos-e-versiculos/
http://pt.aleteia.org/2015/09/14/13-dicas-para-ler-a-biblia-de-forma-libertadora/

por André Luís Fonseca de Oliveira




*Sugestão de música da Tici:

ou 

Comentários