Vocação, um chamado de Vida e de Luz: atendendo à Voz que chama e vivendo a vocação.

Luz e paz!!

Mais um texto do meu irmão de caminhada e colaborador, o André Luís. Ele serve na Missão da Obra Lumen na localidade de Pavuna (Pacatuba - Ceará), cujo paroquiano é nosso irmão de caminhada, o Padre Geilson. É uma missão voltada para a juventude da comunidade.
Para minha alegria, com essa contribuição, estou conseguindo postar a cada 3 dias. =)
O texto desse post trata da temática abordada na missão no mês de agosto é Vocação. Todos temos um chamado específico e é muito belo quando descobrimos isso e correspondemos ao amor de Deus com confiança e coragem. Quando essa vocação é descoberta e vivenciada, nossa felicidade se concretiza de forma mais concreta.  Deixo aqui o aviso de que antes de começar a ler é bom ter papel ou caderno e caneta ou lápis, para entrar na dinâmica da leitura e assim já abrir caminho para os frutos que poderão vir a partir dela. Aliás fica a sugestão de comprar um caderno para registrar os frutos das orações.
A partir de então, o texto é do André.



Querido(a) e amado(a) irmão em Cristo Jesus, a Paz e a Luz de Deus Pai!

No Texto&Partilha do post passado, meditamos sobre a Misericórdia Infinita de um Deus que se doa constantemente para nós, como oferta completa e agradável de Amor. Misericórdia essa que jorra do Lado Aberto de Jesus Cristo no alto da Cruz, e, quando já sem vida, foi perfurado com a ponta de uma lança de um dos soldados. Jesus lavou completamente todos os nossos pecados e nos dá o ensinamento de sermos Misericordiosos conosco mesmo e com o próximo. Ser Misericórdia para o mundo é cultivar a Unidade e trocar o coração com Jesus e com o próximo. Partilhamos também sobre a Jornada Mundial da Juventude de 2016 e comentamos sobre as Bem-aventuranças, em que Jesus nos dá instruções de como andar em Santidade e segui-Lo de uma maneira mais concreta e verdadeira.
Entendemos que, à luz da Divina Misericórdia, somos amados profundamente e convidados a dar passos concretos e firmes em direção ao Amor de Deus. Mas, sem escutar a Voz do Pai, não conseguiremos ir longe. Somos constantemente chamados por Deus e chamados para permanecer em Jesus (cf. Mateus 3, 14), unidos a Ele. Corresponder ao chamado que Deus nos faz, é exatamente o que Jesus fez enquanto esteve em meio a nós, vivendo a fidelidade total ao Seu Pai. Ele mesmo nos disse:“Permanecei em mim, como eu permaneço em vós” (Jo 15,4). Permanecer em Jesus é permanecer em Deus, buscando a santidade e fazendo tudo aquilo que Deus nos pede.
A Igreja procura santificar o ano todo celebrando a cada dia os Santos do dia, ou as festas e solenidades especiais. Mas também, a cada mês do ano, a Igreja dedica uma devoção particular. A escolha dessa devoção mensal é feita com base em algum acontecimento histórico ou alguma celebração litúrgica especial. Em especial, no mês de Agosto, celebramos o Mês das Vocações. Em cada semana do mês a Igreja destaca uma modalidade delas: a vocação sacerdotal, matrimonial, religiosa e os leigos. A vocação define a vida religiosa da pessoa, e é dada por Deus a cada um. Em Sua bondade e sabedoria, Deus distribui Seus dons a cada um como lhe apraz; o importante é que cada um descubra a sua vocação, e nela se realize fazendo o bem a todos. Especialmente, é tempo dos jovens rezarem pedindo a Deus o discernimento para o caminho a seguir. De modo especial os leigos devem assumir a sua missão no mundo, como “sal da terra e luz do mundo”; fiéis aos ensinamentos da Igreja, levando o Evangelho à todas as realidades temporais.
Somos todos nós vocacionados, chamados por Deus à santidade. E a resposta a este chamado que Deus faz a cada um é dada através de vocações específicas. Dizemos que o vocacionado é uma pessoa que discerniu em si a vontade de Deus. É uma inclinação interna, que supõe um seguimento, uma resposta concreta de ação e vida.

A partir de toda essa reflexão, te convido agora para dedicar um momento para sua Oração Pessoal. Se puder, vá Adorar ao Santíssimo Sacramento. Peça humildemente e fortemente a presença do Espírito Santo. Deus quer te ouvir e sonda o seu coração. Ele quer te falar algo. Agora, vá escrevendo sobre como está sua caminhada e a sua busca pela santidade. Estou certo de que nem eu e nem você estamos prontos. Mas que podemos alcançar aquilo que Deus quer. Basta querer. Partilhe sobre os principais passos que você já deu até hoje. Tiveram alguns desvios nessa caminhada? Pedras e tropeços? Hoje, está sendo difícil para você caminhar na Igreja e ser fiel ao que Deus te chama?
Ao escrever sobre o que foi motivado acima, nesse momento, medite e responda (escrevendo também) o seguinte:

1) De que forma eu tenho correspondido à Voz de Deus, que me convida e me chama constantemente?
2) Quais formas ou atitudes que você tem procurado fazer para se aproximar mais da Vontade de Deus?
3) Como você pode, em cada dia, renunciar a tudo aquilo que te afasta do caminho de Deus e te faça ter coragem de atender ao chamado que Deus te faz? Como você tem aceitado a proposta de uma vocação específica na sua vida?

Dica da Graça 1: reze e reflita com a “Oração de Padre Pio - Fica Comigo Senhor”!

“Fica comigo, Senhor, porque preciso da Tua presença para não Te esquecer. 
Sabeis com que facilidade posso abandonar-Te. 
Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso de Tua força para não cair tantas vezes.
Fica comigo, Senhor, porque És minha vida e sem Ti perco o fervor. 
Fica comigo, Senhor, porque És minha Luz e sem Ti só vejo a escuridão. 
Fica comigo, Senhor, para me dares a conhecer Tua Vontade. 
Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Tua Voz e Te siga. 
Fica comigo, Senhor, pois desejo amar-Te muito e estar sempre em Tua companhia. 
Com esse Amor tão forte, desejo entregar-me a Ti com todo o meu coração, 
enquanto estiver na terra e continuar a amar-Te com mais perfeição, 
durante toda a eternidade. Amém!”

Dica da Graça 2: leia sobre cada tipo de vocação: sacerdotal, matrimonial, religiosa e dos leigos.

Textos para leitura e que serviram de base:
http://pt.aleteia.org/2016/02/02/as-devocoes-da-igreja-para-cada-mes-do-ano/
http://pt.aleteia.org/2013/08/22/ha-muitas-vocacoes-especiais-na-igreja

Comentários