Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão Misericórdia”: A Jornada e a Minha Decisão de Amar todos os dias!

Paz e luz!!

Mais um texto do meu irmão de caminhada e colaborador, o André Luís. Ele serve na Missão da Obra Lumen na localidade de Pavuna (Pacatuba - Ceará), cujo paroquiano é nosso irmão de caminhada, o Padre Geilson. É uma missão voltada para a juventude da comunidade.
Nem acredito que com essa contribuição, estou conseguindo postar a cada 3 dias. =)
O texto desse post trata da temática abordada na missão no mês de julho, “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão Misericórdia”: A Jornada e a Minha Decisão de Amar todos os dias! Só tenho o HOJE!. Não foi por acaso que a misericórdia foi escolhida como tema dessa jornada que mostrou mais uma vez a beleza da unidade da Igreja. Jovens de locais diferentes, falando línguas diferentes, com culturas tão variadas, mas que acredita e professa a mesma fé. Que coisa bela!! Já deixo aqui o aviso de que antes de começar a ler é bom ter papel ou caderno e caneta ou lápis, para entrar na dinâmica da leitura e assim já abrir caminho para os frutos que poderão vir a partir dela. Aliás fica a sugestão de comprar um caderno para registrar os frutos das orações.
A partir de então, o texto é do André.



Querido(a) e amado(a) jovem, a Paz e a Luz de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso irmão e nosso mestre!

No post passado, nós meditamos sobre o tema da Fraternidade. Amar com o Amor de Cristo. Amor esse que Jesus herdou de Seu Pai e que se fez concreto com Sua Presença aqui. Ele nos dá esse ensinamento todos os dias, nas Missas, nas adorações, nas orações, nos louvores, na nossa vida cotidiana, nas partilhas e também para com o nosso próximo.
A partir dessa bela reflexão sobre o Amor Maior, é que podemos entender a ação da Misericórdia Divina em nossas vidas. Misericórdia não é somente ter um coração miserável, um coração que se submete à vontade e à bondade de Deus, mas também que se faz UM (unidade) com o outro. É se colocar no coração de uma outra pessoa. É uma troca de coração. É ver o outro como alguém, como uma criação de Deus, que vai muito mais além de alvo visível, como são o corpo e as atitudes, mas
enxergar e amar o invisível que está nele. É colocar uma sincera esperança no próximo, percebendo que ele é muito mais do que aparenta ser. Vamos aprofundar ainda mais essa reflexão: essas mesmas ideias, também valem para nós mesmos. De nada adianta o esforço para amar o outro e praticar a misericórdia, se eu não sou desse jeito primeiro comigo mesmo.

Oremos com a ação diária de Deus e de que maneira estamos correspondendo ao Amor d’Ele HOJE. Partilhamos e rezamos sobre as nossas decisões feitas AGORA. Mas, como agir da melhor forma?

Do alto de uma montanha, Jesus Cristo, em seu primeiro sermão, deixa para nós 8 indicações das atitudes que nos aproximam de Deus. O Santo Padre, Papa Francisco, nos convida: “Leiam as Bem-aventuranças, farão bem a vocês”. Comisso, aliado à esse texto, pegue sua Bíblia e leia a seguinte passagem do Evangelho de São Mateus: Capítulo 5, versículos de 1 a 16. A partir do versículo 7, desse mesmo capítulo, foi que nasceu a inspiração para a Jornada Mundial da Juventude 2016, na Cracóvia, e que comunga perfeitamente com a proposta do Ano da Misericórdia. Esse trecho bíblico é muito rico e poderíamos fazer muitas reflexões a partir dele, mas fica aqui a proposta de uma Leitura Orante da Palavra (Lectio Divina). Leia mais duas ou três vezes essa mesma passagem. Reflita sobre cada um dos versículos. Imagine o ambiente que Jesus estava falando, em como as pessoas olhavam pra Ele, os Seus gestos, ou seja, cada elemento que a passagem nos propõe. Escreva em uma folha os versículos que mais falaram ao seu coração. Feche os olhos e reze com cada um deles . Depois, pense e reze como cada parte pode ser aplicada no seu dia a dia e como se reflete nas suas atitudes.
Em resumo, acho que fica muito claro para nós que a Misericórdia é infinita, e que Ela é o mar e os nossos pecados são pequenas gotinhas que se derramam nessas águas do Amor do Pai. Saber também que nessa Misericórdia podemos ser verdadeiramente livres, e mesmo com todas as nossas dificuldades e pecados, dizer todos os dias para Deus com toda confiança, assim como fez Chiara Luce: “Se Queres Jesus, Eu Também Quero!!”.

Nesse instante, é o momento da nossa oração pessoal! Escolha um lugar silencioso e tranquilo, e fique nesse lugar durante alguns minutos ou durante uma hora. Se possível, vá até a Igreja ou Capela da sua Comunidade, e Adore ao Senhor diante do sacrário. Como de costume, peça a presença do Espírito Santo. Peça com sinceridade e concentre-se em suas palavras durante essa oração. Deus te conhece profundamente, mas Ele precisa te escutar. Fale baixinho, sussurrando palavras de louvor e de adoração. Não tenha pressa. Se não souber falar, leia novamente a passagem de Mateus, ou repita o nome de Jesus, quantas vezes for preciso. Logo após esse momento, vá partilhando (escrevendo) com Deus sobre essa Misericórdia. Você tem sentido todos os dias esse Amor que é capaz de trocar reinos por Ti e dar a vida novamente para Te salvar?

Após esse momento de partilha, medite e responda (escrevendo também) o seguinte:

1) De que forma a Misericórdia Infinita age no meio em que vivo e na minha Comunidade?
2) O que você tem feito HOJE para ser mais misericordioso consigo mesmo e com o próximo?
3) Como eu posso, HOJE, entregar o melhor que há em mim para Deus? Como decidir todos os dias em ter um coração misericordioso e dar testemunho disso na minha Paróquia, na minha Comunidade e para as pessoas que me rodeiam?

Dica da Graça 1: durante o dia, em meio às suas atividades, reze e reflita com a “Oração Ser Feliz”!
 “Deus Pai Criador, 
dá-me paz e força,
sabedoria e luz, 
para que neste dia 
todos sintam Tua presença em mim. 
Com Teu Amor, eu ame. 
Por Teu Amor, eu perdoe. 
Em Teu Amor eu possa cada momento viver.
Que fraterno e justo, 
generoso e puro, 
seja o meu coração.
Que assim Te adore 
com a minha vida, agora e sempre.
Amém”.

Dica da Graça 2: leia um pouco e conheça sobre a vida de Santa Faustina Kowalska.

Textos para leitura e que serviram de base: 
http://http://www.krakow2016.com/pt

por André Luís Fonseca

*Sugestão de música da Tici:



Comentários