Tempo de Advento

Mais um ano está chegando ao fim e, como ele o tempo do advento. Neste domingo, 27 de novembro de 2016, o tema da reflexão do Papa Francisco, vem falar sobre o início do advento como: “Um novo caminho de fé em que o povo de Deus vai ao seu encontro e Ele vem até nós”.
Então...o que quer dizer essa palavrinha chamada 'Advento'?
A palavra advento, vem do latim, e quer dizer "chegada". Para os cristãos católicos, é o primeiro tempo do ano litúrgico, que antecede o Natal. Trata-se de um período de grande expectativa, preparação e alegria, no qual devemos viver ativamente a busca pela vivência evangélica do amor, arrependimento, promoção da paz e fraternidade. É a doce espera do Menino Deus, que a cada dia quer nascer e crescer em nosso corações.




Quem acompanha a liturgia diária tem percebido que ultimamente, estamos sendo bastante alertados para vigiar e orar. Esse tempo de espera requer preparação, purificação da nossa vida e coração. Se o Menino Jesus viesse hoje, o seu coração estaria preparado para recebê-lo ? Ou, assim como aquelas estalagens e casas, que por conta do Censo, estavam cheias, seu coração encontra-se abarrotado de coisas do mundo, de pecados, de mágoas ? Devemos, pois aproveitar para refletir sobre a nossa vida, perceber o que podemos mudar para mais próximos de Deus estar e mais atentamente fazer sua vontade e agir!! 
Em seu discurso, no Angelus, o Papa Francisco nos diz que:
“A partir desta perspectiva, surge também um convite à sobriedade, a não nos deixarmos dominar pelas coisas deste mundo, pelas realidades materiais, mas sim a governá-las. Quando, ao contrário, nos deixamos condicionar e dominar por elas, não conseguimos perceber que há algo muito mais importante: o nosso encontro com o Senhor que vem para nós. É um convite à vigilância, porque não sabendo quando Ele virá, é preciso estar sempre prontos para partir”.
Pra mim, é um tempo especial para a Obra Lumen, por ser um tempo ligado ao nosso chamado de gerar Cristo no mundo.
Tempo que realizamos o Natal Branco com a graça de Deus não só em Fortaleza, mas em vários locais do Brasil. Trazendo o sorriso e principalmente a luz e o amor de Deus a muitas crianças. Você pode inclusive nos ajudar e participar. Quer conferir um pouco mais? Dá uma olhada no nosso site:
http://www.natalbranco.com.br/
Fale conosco, participe! Garanto que não via se arrepender.
Ainda lendo as carta de santa Catarina de Sena, penso que é o advento é propicio ao amor e serviço ao próximo. Vejamos um pouco do que ela diz em sua carta a Frei Justo em defesa de um vocacionado:

Compreendei que o amor inefável (de Jesus) manifesta-se no sangue. Por amor Ele nos deu seu sangue. E com amor nos pede de beber. Em outras palavras: aquele que ama, deseja ser amado e servido. E muito justo que seja amado, aquele que ama. Ao pagar amor com amor, a alma dessedenta Cristo. No entanto, a criatura não pode ser diretamente útil a Deus, mas somente através do próximo. Eis o motivo porque a alma, com tanto empenho, se põe a servir o próximo naquilo que percebe ser do agrado divino e nisso persevera.
Mas entre todos os modos de servir ao próximo, o mais agradável ao nosso Salvador é livrar alguém das mãos do demônio, é tirá-lo do ambiente secular, das vaidades do mundo, e conduzi-lo ao santo estado da vida consagrada.57 Quando as pessoas nos procuram com grande desejo, não se pode perdê-las ou afugentá-las. Ao contrário, a fim de afastá-las do mundo ocorre enfrentar até a morte corporal. Tal é a bebida que o Filho de Deus nos pedia sobre a cruz.
Não devemos ser negligentes, mas esforçados em dar de beber a Cristo. Vede bem: foi por tal sede que Ele morreu! Não façamos como os judeus, que lhe deram fel e vinagre. Recebe Jesus fel e vinagre de nós, quando permanecemos no amor-próprio sensível, em negligência fundamentada na preocupação de aparecer e agradar ao mundo, com pouca vigília de oração, com pouca sede da glória divina e da salvação das almas. Tudo isso constitui realmente um vinagre misturado com fel, em grande amargor, que desagrada a Deus e nos prejudica.
Reforçando ainda mais o chamado a permitir que Jesus seja gerado em nós e na vida de quem está ao nosso redor, o papa dos diz que:

“Neste tempo de Advento, somos chamados a ampliar o horizonte de nosso coração, a deixarmo-nos surpreender pela vida que apresenta a cada dia suas novidades. Para isso, é preciso aprender a não depender de nossas seguranças, de nossos esquemas demarcados, porque o Senhor vem na hora que não imaginamos. Vem para nos conduzir a uma dimensão mais bonita e maior”.
Fechando com outro trecho da referida carta de Catarina:
Que nos ocorre fazer, para não dar a Cristo tal mistura como bebida? Uma única coisa: amar as pessoas. O amor só nasce do amor. Na luz o amor se eleva e atrai amor. Em outras palavras: cheia de afeição e desejo (santo), nossa inteligência contempla Cristo crucificado, que nos revelou a vontade e o amor do Pai eterno. Juntamente com o Pai, Jesus nos criou para uma única finalidade: alcançarmos a vida eterna. O sangue do Filho de Deus nos revela tal amor e essa finalidade da criação. Ao abrir-se para o amor de Cristo crucificado, nossa inteligência atrai a si o amor: começa a amar o que Deus ama, a desprezar o que Ele despreza. Assim, como Deus não ama o pecado, a alma também o odeia e despreza; não apenas lhe desagrada que alguém peque, mas daria mil vidas, se as possuísse, para libertar alguém do pecado mortal.
Então, o que hoje te impede de gerar Jesus no outro em em si mesmo? Insegurança? Medo? Aproveite esse tempo para soltar as amarras que te prendem e deixar-se ser conduzido por esse amor incalculável que Deus tem por nós. Pede ajuda ao Espírito Santo, jejua, se mortifica, busque a confissão e a comunhão com  Cristo, adore  o Senhor! Deixe-se transbordar de amor e espalhe-o por onde andar. Tem tanta gente precisando conhecer esse amor de Deus. Não percamos tempo presos a medos e inseguranças.

Fontes:
As Cartas, Santa Catarina de Sena - Tradução Frei João Alves Basílio, O.P. Editora Paulus
http://br.radiovaticana.va/news/2016/11/27/no_advento,_ampliar_os_horizontes_e_estar_prontos_para_mudar/1275186
http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-o-advento-e-um-convite-a-se-deixar-surpreender-pelo-senhor-96815/

Comentários