Amar com o Amor de Cristo: Fraternidade que vem do Pai

Paz e luz!!

Para quem não leu o post anterior, vos digo a novidade, agora tenho um colaborador no blog. É o André Luís, que serve na Missão da Obra Lumen na localidade de Pavuna (Pacatuba - Ceará), cujo paroquiano é nosso irmão de caminhada, o Padre Geilson. É uma missão voltada para a juventude da comunidade.
O texto desse post trata da temática abordada na missão no mês de junho, Amar com o Amor de Cristo: Fraternidade que vem do Pai. Você pode pensar que como a temática foi trabalhada na missão em outro mês, não serviria para o hoje. Ledo engano! A fraternidade é um assunto recorrente nas falas do Papa Francisco e sua importância pode ser percebida nas situações lamentáveis do cotidiano que poderiam ser evitadas se houvesse mais fraternidade, perdão, misericórdia e amor.  Já deixo aqui o aviso de que antes de começar a ler é bom ter papel ou caderno e caneta ou lápis, para entrar na dinâmica da leitura e assim já abrir caminho para os frutos que poderão vir a partir dela. Aliás fica a sugestão de comprar um caderno para registrar os frutos das orações.
A partir de então, o texto é do André.



Querido(a) e amado(a) jovem, a Paz e a Luz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Começo perguntando: você está bem? Parece uma pergunta tão natural, não é? Parece muito comum e automático quando nos encontramos com alguém e perguntamos como ele ou ela está. Quase sempre a resposta também é automática. Mas gostaria de te pedir que pensasse de uma outra forma sobre essa questão: o que é estar bem? Estou bem mesmo?
No post  passado, nós lemos e refletimos sobre a ação do Espírito Santo em nosso meio, e a presença magnífica da Mãe de Deus e Nossa Mãe, Maria Santíssima. Esse mesmo Espírito é que nos faz entender verdadeiramente esse conceito de “estar bem”. Deus cuida de nós e, por tanto Amor, nos envia o mesmo Espírito que outrora havia tocado em Maria, que batizou Jesus, que guiou os Discípulos na evangelização e que se derramou sobre a Igreja Católica. Por esse grande Amor dado por Nosso Senhor, é que podemos entender completamente o cuidado d’Ele conosco e, assim, o cuidado com o próximo.
Fraternidade é o Amor de Deus que se faz concreto e que se torna atitude sincera entre nós. Como amar a Deus, se não amar ao outro? Como amar o outro, se não amar a Deus? Olha só, esses conceitos não existem separados um do outro! Só há amor entre irmãos e amigos, se esse amor for dado e ministrado por Deus. Eu estou te falando que os conceitos de amor que o mundo quer colocar na nossa vida são muito diferentes do conceito de Amor que Jesus pregou, e que vem de Deus Pai. O
Senhor nos ensina o Seu Maior Mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo”. Amar com o Amor de Cristo passa, ao mesmo tempo, por 3 etapas. A primeira é Amar a Deus , com um amor superior a todas as outras coisas, O colocando no centro de TUDO! A segunda é Amar ao outro, acolhendo o outro, sentindo as limitações do outro e respeitando as características do outro. A terceira é Amar a mim mesmo, perdoando-se constantemente, entender que preciso de ajuda, deixar que as outras pessoas cuidem de mim e ser feliz, saindo de mim mesmo, com o belo objetivo de fazer o outro feliz. Ei! Presta atenção! Vou escrever com letras grandes: NÃO EXISTE AMOR VERDADEIRO FORA DISSO! Não adianta insistir em ter relacionamentos duradouros fora do que Deus nos ensina. Podem até ter bons amigos e que possuem um relacionamento de muitos anos, mas se não for tiver uma doação de vida, em que um ame o outro sem esperar retorno e com uma felicidade sem reservas, não existirá profundidade na relação e continuará sendo superficial. Jesus amava sem medidas, com um Amor tão sincero e puro, e dessa forma, Ele constantemente mostrava o rosto de Seu Pai. Jesus Cristo aprendeu com Seu Pai. Um Pai que é amoroso e misericordioso . O que o mundo precisa é de pessoas que amem com o Amor de Cristo. Vamos nos lançar nessa aventura de amar sem medidas, como o próprio Cristo nos ensinou?
Agora, te convido a pensar nessas palavras e refletir um pouco, vá para um lugar silencioso e tranquilo. Seria bom se colocar em adoração, ir até a Igreja, diante do sacrário. Comece pedindo fortemente a presença do Santo Espírito de Deus. Peça com força e humildade, como uma criança pequena que se lança nos braços de seu pai. E é exatamente isso, Deus é esse Pai, que nos carrega em Suas Poderosas Mãos e que cuida da nossa vida. Ele sabe e entende o que existe no mais íntimo do nosso ser. Enquanto você vai pedindo, ainda em oração, utilize o seu caderno de orações, e com uma caneta ou lápis, vá escrevendo sobre como estão suas atitudes com as outras pessoas. Não tenha medo de partilhar com o seu Melhor Amigo, sobre o que mais lhe dói, principalmente tudo aquilo que diz respeito aos seus relacionamentos, tanto familiares, como de amizades. Até aqueles relacionamentos mais difíceis, que você não encontra solução. Escreva também sobre o cuidado que você tem com todos eles. Lembre da sua Paróquia, da sua Capela ou da sua comunidade. Lembre do chamado a ser missionário, não somente dentro da Igreja, mas também dentro da sua casa, com seu(sua) namorado(a), com seus amigos e com pessoas do seu convívio diário. Vá refletindo ainda: Como estou comigo mesmo? Eu me perdoo e vejo a graça de Deus no meu coração? Sou tão orgulhoso ao ponto de não deixar ser cuidado pelos outros?

Após esse momento de escrita, medite e responda (escrevendo também) o seguinte:

1) De que maneira eu tenho tratado as pessoas ao meu redor? De que forma eu tenho me esforçado para amá-las mais?
2) Quais as atitudes que eu posso mudar, para tornar o dia do meu próximo melhor?
3) Como eu posso, como Igreja, cultivar a fraternidade na minha Paróquia, entre as comunidades e entre as pessoas?

Dica da Graça: todas as noites, antes de dormir, faça um exame de consciência: o que aconteceu de bom e de ruim no meu dia de hoje? Como e onde posso melhorar no que foi ruim?


Textos para leitura e que serviram de base:
http://pt.aleteia.org/2016/05/15/papa-em-pentecostes-filiacao-divina-e-nossa-vocacao-nosso-dna/
http://pt.aleteia.org/2013/12/17/sem-fraternidade-nao-ha-paz/
http://pt.aleteia.org/2013/05/21/fraternidade-como-segredo-da-felicidade/
http://pt.aleteia.org/2013/08/12/pontes-de-fraternidade


por André Luís Fonseca de Oliveira

Comentários