Missões e o Santo Rosário: viver a vida de Cristo e inflamar o mundo!

Graça e paz!!

Texto do meu irmão de caminhada e colaborador, André Luís. Ele serve na Missão da Obra Lumen na localidade de Pavuna (Pacatuba - Ceará), cujo paroquiano é nosso irmão de caminhada, o Padre Geilson. É uma missão voltada para a juventude da comunidade.
O texto desse post trata da temática abordada na missão no mês de outubro, Missões e o Santo Rosário: viver a vida de Cristo e inflamar o mundo! A Palavra está repleta de exemplos que nos mostram corações inflamados por Deus que seguem em missão, buscando assim inflamar mais corações, trazer as ovelhas perdidas do Pastor de volta para o rebanho.

O Santo Rosário, nos faz meditar sobre alguns dos momentos mais importantes da história de Cristo e da Igreja, lições preciosas para a nossa vida. O rosário nos guia e nos dá força para que possamos ir em missão. Já nos dizia João Paulo II, na carta apostólica o Rosário da Virgem Maria:
O Rosário é uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade.
e ainda
Mediante o Rosário , o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo, e a experimentar a profundidade do seu amor (n. 1 b)
Lembrando que antes de começar a ler é bom ter papel ou caderno e caneta ou lápis, para entrar na dinâmica da leitura e assim já abrir caminho para os frutos que poderão vir a partir dela. Aliás fica a sugestão de comprar um caderno para registrar os frutos das orações.
Segue o texto é do André.

Querido(a) e amado(a) jovem, a Paz de Cristo e a ternura de Maria!

Tudo bem contigo? Tranquilo como grilo?
No post passado, meditamos sobre a Palavra de Deus e a Sua Ação eficaz em nossas vidas. Ela é fonte de vida e que arde nos nossos corações. Ela é a segurança dos Cristãos e uma das principais formas que Deus tem de se comunicar com seus filhos prediletos. Ela nos comunica a Antiga e a Nova Aliança, nos oferecendo a Boa Nova para nossa caminhada.
Então, isso nos prepara para comungarmos de uma nova proposta de vivência em um novo mês. Somos animados pela Igreja a viver e celebrar, em Outubro​, o Mês Missionário e, juntamente, o Mês do Rosário​. Logo no dia primeiro de Outubro, também se celebra o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das Missões​. Esses eventos mostram que a insistência da Igreja para que todos os cristãos sejam missionários pela graça do sacramento do batismo. Somos chamados a seguir e anunciar Cristo Jesus em nosso cotidiano.
A Palavra de Deus, no Evangelho de São Lucas, Capítulo 9, versículos de 57 a 62 (Lc 9, 57-62)​, nos leva a meditar sobre o chamado e o envio de Cristo Jesus. Nesse trecho, Jesus chama uma pessoa dizendo: “Venha, siga-me” e adianta: “quanto a ti vai anunciar o Reino de Deus”. O Senhor é incisivo no chamado e no envio, pois a messe é grande e necessita de operários. Se não houver uma resposta a este chamado, o ‘rebanho vai ficar sem pastor’. Para nós, Cristãos Católicos,​ viver é Cristo e anunciar a salvação n’Ele é o nosso compromisso de vida como Missão. A nossa fé não é algo separado de nós, mas sim um componente que nos faz viver uma vida missionária e de entusiasmo com o Evangelho.
O nosso querido Papa Francisco tem despertado na Igreja a alegria de viver o Evangelho de Jesus Cristo, e essa alegria do ‘Encontro​ com o Senhor’, que nos move para o anúncio, que é a missão dos cristãos. Assim, você e eu somos chamados a proclamar esta alegria de Cristo Jesus. Por isso, é mais que importante o nosso apoio às iniciativas missionárias da Igreja e os projetos que levam a Palavra Salvadora a tantos lugares.

Quero ressaltar aqui que a verdadeira Missão é aquela em que nós saímos de nós mesmos, colocamos de lado o nosso comodismo, e vamos ao encontro do próximo, carregando no peito a Cruz de Cristo e anunciando com a nossa vida as Palavras d’Ele e a Boa Nova do Evangelho. Lembro a você que a Luz é Missionária​, ela não foi feita para ficar escondida ou embaixo de uma mesa, mas sim para estar no lugar onde possa iluminar tudo o que está ao seu redor. Essa Luz é a que vem do Pai, e que brilha em nós. Quem deve ser exaltada é a Luz (com o ‘L’ maiúsculo) do próprio Deus, e não a nossa luz (com ‘l’ minúsculo). Nós não temos luz própria. Quem nos dá a verdadeira Luz é Ele. Deixemos nos contagiar e nos inundar por ela. A Missão só será eficaz e profunda quando deixamos que a Luz passe por nós e transpareça para os outros. Nossa caminhada tem um maior sentido e alegria quando deixamos de ser o que o mundo quer que a gente seja. É mais feliz quem sai de si e faz o próximo feliz. E esse próximo pode ser o seu pai, a sua mãe, o seu irmão ou irmã, os seus avós, tios, primos, ou então seus amigos, conhecidos, colegas e aquelas pessoas mais difíceis de se conviver. A Missão não para! A Missão nos chama!
Vamos viver juntos esse Novo Tempo de Missão​: Inflamar o mundo inteiro com o Amor de Deus! IGNIS! IGNIS!

Após essa reflexão, vamos agora o exercício de Oração Pessoal. Te convido para ir até um lugar silencioso e tranquilo, e comece pedindo o Espírito Santo de Deus. Vá pedindo para que Ele ilumine seus gestos e seu coração. Peça também que Jesus Eucarístico lhe inspire a vontade de ser um verdadeiro Cristão Missionário. Peça também firmeza e coragem para estar sempre disponível para a Missão. Pergunte para Ele qual a Sua Divina Vontade e o que Ele deseja realizar no meio em que você vive. Agora, escreva sobre esse momento de Oração e o que Deus for te inspirando. Após isso, medite e responda o seguinte:

1) De que forma você tem correspondido à Missão na sua vida, na sua casa, na Igreja e nos lugares em que você vai?
2) O que você tem feito para sair de si e ir onde for preciso em Missão? E para conhecer mais o Santo Rosário?
3) Como você pode se doar mais em Missão nos lugares que você pode ir? E para exercitar a oração do Rosário?

Dica da Graça 1: reze e reflita todos os dias com a ​ O​ração do Mês Missionário 2016.
“Pai de misericórdia, 
que criaste o mundo e o confiaste aos seres humanos. 
Guia-nos com teu Espírito para que, 
como Igreja missionária de Jesus, 
cuidemos da Casa Comum com responsabilidade. 
Maria, Mãe Protetora,
inspira-nos nessa missão. Amém.”

Dica da Graça 2: estudar e ler sobre a vida de Santa Terezinha do Menino Jesus e de São Francisco Xavier.

Textos para leitura e que serviram de base:
http://pt.aleteia.org/2014/10/01/outubro-mes-do-rosario/
http://www.verbodivino.org.br/Portal/index.php/8-noticias-da-igreja/40-outubro-mes-das-missoes-2
http://pt.aleteia.org/2016/05/10/terco-missionario-arma-eficaz-que-une-cristaos-do-mundo-inteiro/
http://perpetuosocorro.org.br/outubro-mes-das-missoes/
http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/eurico/92.htm

Comentários