Solenidade de Pentecostes e Maria

Paz e luz!!

Com grande alegria venho partilhar com vocês que tenho um novo colaborador aqui para o blog. É o André Luís, um irmão de caminhada e missionário, que aceitou compartilhar alguns textos conosco, Em breve postaremos algumas partilhas dele acerca da Missão/Evento Com Deus tem jeito!, tipo um diário de viagem.
Bom, o André serve em uma Missão da Obra Lumen na localidade de Pavuna.em Pacatuba - Ceará,  juntamente com o padre Geilson, nosso irmão de caminhada também, pároco na Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. É uma missão voltada para a juventude da comunidade.
O texto desse post trata da temática abordada na missão no mês de maio, o domingo da Solenidade de Pentecostes e o Mês de Maria. Aí você pode estar pensando "Ah, mas já passou! Pra que eu leria?". Respondo a você que aprender sobre a Igreja, parar um pouco, refletir e partilhar é sempre bom. O Espírito Santo se utiliza de formas inesperadas para falar a nós. Já deixo aqui o aviso de que antes de começar a ler é bom ter papel ou caderno e caneta ou lápis, para entrar na dinâmica da leitura e assim já abrir caminho para os frutos que poderão vir dela.
A partir de então, o texto é do André. =)



Jesus ofertou presentes para Sua Igreja: o Espírito Santo e Maria 

Querido(a) e amado(a) jovem, a Paz e a Luz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Estamos em um mês muito rico e muito belo para nossa amada Igreja Católica Apostólica Romana. Nesse ano, o mês de Maio nos dá de presente o conhecimento de Maria, Nossa Mãe do Céu e também do seu Divino Esposo, o Espírito Santo de Deus, que é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Nosso coração deve se encher de alegria, pois Jesus, após sua Vida, Paixão, Morte e Gloriosa Ressurreição, nos deixou esses dois importantes instrumentos para nos levar ao conhecimento de Deus Pai e para nossa santificação. O Espírito Santo, que nos dá vida, nos dá coragem e ânimo para nossa caminhada e Nossa Senhora, que nos indica o caminho e nos cumula de graças abundantes. Nosso querido Santo Padre, o Papa Francisco, nos ensina que o Espírito Santo não nos torna cristãos virtuais, mas sim,​ Cristãos Reais, pois Ele está no mais profundo do nosso ser e nos ensina o caminho da verdade. Quando os Discípulos estavam reunidos no Cenáculo, eles estavam tristes, sem esperança e desanimados, e que não tinham conhecimento do Espírito Santo. Até aquele momento. Mas na ​Solenidade de Pentecostes, Jesus derramou sobre eles o Divino Espírito, com preciosos dons e os enviou para evangelizar. Meus queridos irmãos, somente através do Espírito Santo de Deus é que verdadeiramente conseguimos ir além das nossas limitações e fraquezas. Devemos pedir Sua Presença constantemente, sem reservas e sem nos cansar. Poderemos assim, ir passo a passo, alcançando, desde aqui nessa terra, o tão lindo e esperado Céu, que nos espera.

Assim também Maria, que acolheu a vontade de Deus, que possamos acolher o chamado do Nosso Pai do Céu, e dizer SIM aos dons do Espírito, dizer SIM à Igreja, dizer SIM ao Amor e sair pelo mundo para evangelizar com o nosso testemunho e postura de vida. Se preciso for, até usar palavras para ajudar alguém. Mas, principalmente, nos colocando à serviço do outro, indo ao encontro daqueles que sofrem e fazer o que for possível para que o nosso próximo seja plenamente feliz. Mas de que maneira fazer isso? Já pensou em como pode melhorar suas atitudes? Se decida pelo AMOR! A Caridade, que vem de Deus, nos leva a enxergar a vida aqui nesse mundo, que é passageira, de uma maneira mais leve e mais tranquila. Será que você está deixando que Jesus faça o que você tanto pede nas suas orações ou pedidos? Será que você está deixando a Luz do Céu entrar em seu coração e em sua casa?

Maria SEMPRE vai mostrar o Seu Filho Jesus. Ela não deve ser adorada, mas sim amada e respeitada, como Nossa Mãe do Céu, como nossa guia e protetora. Devemos recorrer todos os dias à essa Amável Mãe. Maria nos ama tanto quanto ama a Jesus. O Próprio Cristo nos apresenta a ela, quando estava padecendo no alto na Cruz:“Filho,eis aí a Tua Mãe”. Acolha Maria como sua Mãe, e deixe que ela passe à frente de seus estudos, família, amigos, relacionamentos, estudos, trabalhos e em todas as áreas da vida. Ela nos ensina 8 lindas virtudes, são elas:​1) Paciência; 2) Oração Contínua; 3)Obediência; 4)Mãe do Supremo Amor; 5) Mortificação; 6) Doçura ; 7) Fé Viva; 8) Pureza Divina. 

Te convido agora a parar um pouco, recolher-se em algum lugar tranquilo, e pedir a presença do Espírito Santo. Peça com sinceridade, convidando Ele para entrar em seu coração e ir visitando cada área da sua vida, como por exemplo sua casa (família), seus estudos, seus relacionamentos, sua caminhada na Igreja, seu serviço, e assim por diante. Durante esse momento, ainda em oração, pegue um papel ou caderno, com uma caneta ou lápis/lapiseira, e vá escrevendo para Deus como está sua vida, quais suas maiores dificuldades, o que mais tira a sua paciência, o que mais te angustia. Fique à vontade para escrever o que quiser, lembrando que esse papel ou caderno deve ficar em segredo, pois você está abrindo o seu coração para Deus, e uma das melhores formas de manifestar essa oração é ir meditando e escrevendo. Após esse momento, por gentileza, responda às seguintes perguntas:

1) De que maneira eu tenho refletido para o mundo e para as pessoas a presença de Deus?
2) Quais as atitudes que eu posso mudar, para tornar o meu dia melhor?
3) Como posso caminhar ao lado de Maria, imitando suas virtudes? 

Dica da Graça: todas as manhãs, ao levantar, diga e reze: Espírito Santo, o que vamos fazer juntos hoje? 

Base do Texto:
http://pt.aleteia.org/2016/03/14/8-virtudes-de-maria-e-como-viver-cada-uma-delas/ http://pt.aleteia.org/2016/05/09/papa-o-espirito-santo-nos-torna-cristaos-reais-e-nao-virtuais/

por André Luís Fonseca de Oliveira

Comentários